SOBRE A PARÓQUIA DE OVAR

A Paróquia de Ovar é uma comunidade de pessoas baptizadas e comprometidas em testemunhar, pela sua palavra e pela sua vida, a sua fé em Jesus Cristo.
Ocupa um espaço geográfico em geral coincidente com uma freguesia, nome com que, até 1910, era designada a mesma entidade (Junta de Paróquia= Junta de Freguesia).
Mais do que a “circunscrição eclesiástica”, o que conta mais na Paróquia é a comunidade de vida que os seus membros devem alimentar entre si através da amizade (“vede como eles se amam”, diziam os pagãos acerca dos primeiros cristãos), da oração (na Eucaristia, na família…), e da partilha (Palavra de Deus e ajuda mútua).
Através deste sítio tentaremos mostrar a nossa realidade, utilizando a linguagem actual, abrindo novos caminhos de evangelização. Será também uma forma de celebrarmos o Ano de S. Paulo, o grande apóstolo nascido há 2000 anos.

Nove séculos de História (séc. XII-XXI)

A Paróquia de S. Cristóvão de Ovar compreendia, desde os alvores da nossa nacionalidade, o espaço hoje ocupado pelas actuais freguesias de Ovar (S. Cristóvão e S. João), Torreira e S. Jacinto (por estarem ligadas a Ovar pela língua de terra que ia até à Barra velha, nos limites com Mira).
A Igreja Matriz estava situada na zona de Cabanões (no actual Largo de S. João). Daí dar-se à Paróquia, até ao séc. XV/XVI, o nome de S. Cristóvão de Cabanões. Quando da mudança da Igreja para a actual localização, a Paróquia passou a designar-se S. Cristóvão de Cabanões da Villa de Ovar, como se lê nos livros de registos paroquiais, iniciados em 1588.
No séc. XVII, a Igreja, até aí com uma só nave, passou a ter três, e no início do século XIX cresceu em altura, sendo-lhe acrescentadas as torres e a fachada principal.

Arte
No interior da Igreja de Ovar sobressai a leveza das suas colunas graníticas, a talha dos altares, de traça renascentista e barroca, donde emerge a esplendorosa iconografia bíblica da sua talha.
Referência especial merecem a Capela do Passo do Pretório (a primeira das sete artísticas capelas dos Passos de Ovar, consideradas as mais grandiosas, no seu género, de todo o país.
Um monumental presépio de Teixeira Lopes (Pai), uma tela de German Iglesias (na foto), um órgão de tubos, a cadeira paroquial e outros objectos do culto completam o espólio artístico do templo.

Capelas: Santo António (séc. XVII), S. Miguel (séc. XVI?), Santa Catarina (séc. XVI), Misericórdia (séc. XIX), N.ª Sr.ª da Saúde (séc. XIX, particular), S. Lourenço (id.), N.ª Sr.ª da Conceição (séc. XX, id.).

Irmandades, Fraternidades, Associações
Irmandade do Senhor dos Passos
Fraternidade Franciscana Secular
Fraternidade Dominicana
Corpo Nacional de Escutas (CNE)

Sector Profético
Catequese – Início 4 de Outubro
Grupos Bíblicos – Reúnem-se em dias de semana, por lugares
Por uma fé viva – Preparação para o Crisma e para o Baptismo (de adultos).

Sector Litúrgico
Acólitos e Leitores
Grupos Corais

Sector de Serviços
Igreja e Residência Paroquial - 256572247
Secretaria Paroquial - 256574173 Fax 256588545
Jornal “João Semana” - 256574173 Fax - 256588545 - E-mail: jornaljoaosemana@sapo.pt
CNE (Escuteiros) - 964365486 (Chefe Luís)
Conferência de S. Vicente de Paulo - 256574173